A propósito do fim do mundo...!!!
Vamos contar uma versão do fim do mundo que o elemento mais idoso do grupo, falecido há poucos meses, contou ao responsável por esta página. Nesse dia, tínhamos chegado a uma aldeia do Douro e reparámos que, no largo das festas, dançavam alguns pares de raparigas, enquanto que alguns rapazes conversavam encostados às casas que ladeavam o largo. O nosso saudoso companheiro puxou-me para o lado, chamou-me a atenção para o que se estava a passar no baile e exclamou: “Estamos no fim do mundo”. Então, começou a relatar uma ida à missa, quando era criança. “Certo dia, ainda criança da escola primária, acompanhei o meu avô a participar numa missa, na Igreja Paroquial da freguesia de onde sou natural. Como era missa de festa, tinha pregador que, depois de relatar o que era o inferno, acabou por pôr toda a gente com cara aterrorizada ao prever o fim do mundo através do fogo. Tive que apertar as pernas para não me mijar de medo. Já cá fora, a caminho de casa, o meu avô interpelou-me”: “Ouviste o que o padre disse, inferno e fim do mundo pelo fogo…!!! Qual fogo qual carapuça, aquilo é tudo mentira. Não estejas com medo, o mundo só acaba quando os homens aborrecerem as mulheres”. O nosso companheiro, olhando para as raparigas que dançavam umas com as outras … ”meu amigo, está para breve está para breve”    

CEIA DE NATAL

 

Sábado, dia 15 de Dezembro, na nossa sede social, pelas 20 horas, terá lugar a Ceia de Natal do Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato. Agradecíamos a todos os nossos amigos que queiram estar presentes o favor de se inscreverem até ao próximo dia 9 de Dezembro.

DIA GRANDE



Ontem, dia 24 de Novembro, pelas 19 horas, na nossa sede social, teve lugar a Cerimónia de Assinatura do Compromisso de Honra e a entrega do Diploma de Sócio Efectivo da Federação do Folclore Português ao Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato. Após a recepção ao Sr. Presidente da Federação e restantes convidados, procedeu-se à constituição da Mesa de Honra que foi presidida pelo Sr. Presidente da Federação, Sr. Fernando Ferreira da Silva,  tendo a ladeá-lo o Presidente do Grupo, Sr. Fernando Marques dos Santos, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vouzela, Dr. Eugénia Liz, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato, Sr. Fernando Marques dos Santos e o Coordenador do Conselho Técnico da Região da Beira Alta – Viseu Dão Lafões, Sr. Miguel Esteves Almeida. O Sr. Presidente da Associação deu as boas-vindas ao Sr. Presidente da Federação, dizendo da grande alegria que sentia pelo momento que o Grupo estava a passar e afirmando que era uma grande honra  recebe-lo na “nossa casa”. De seguida o Sr. Miguel de Almeida proferiu algumas palavras e procedeu-se a assinatura do Compromisso de Honra e à entrega do Diploma de Sócio Efectivo da Federação do Folclore Português e da Bandeira da Federação por parte do Senhor Presidente que, tomando a palavra, deu uma aula de folclore a todos os presentes. No final, o Grupo dançou algumas modas. Assistiram à Cerimónia, para além dos elementos do Grupo, alguns autarcas, todos os elementos do Conselho Técnico da Região da Beira Alta – Viseu Dão Lafões,  vários órgãos de informação e muitos amigos  que não quiseram perder a oportunidade de participar num momento tão importante para o Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato.

FIM DA ÉPOCA DE FESTAS

 
Com a festa em honra de S. Miguel Arcanjo, que ontem teve lugar na Igreja Paroquial de S. Miguel do Mato, em Moçâmedes, o Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato encerrou a época de 2012. Foram 17 participações em Festivais e Romarias que levaram o nosso Grupo a divulgar a Cultura Popular da nossa região nos concelhos de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Porto, Vila Nova de Gaia, Albergaria-A-Velha, Viseu, S. Pedro do Sul e Vouzela. Agora, já estamos a trabalhar na organização do próximo ano, pois temos o 30º aniversário para festejar. Dentro de alguns dias, recomeçam os ensaios e temos duas vagas para dançadores, uma para voz feminina e uma para voz masculina. Se é da região e pretender ingressar no nosso Grupo, entre em contacto connosco, através do correio electrónico: ranchodevilar@gmail.com
 


O Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato acaba de entregar o Processo Técnico de candidatura a Sócio Efectivo da Federação do Folclore Português. É o culminar de 29 anos de trabalho na recolha, preservação e divulgação da Cultura Popular da nossa aldeia e da região envolvente.

24º Encontro de Ranchos Folclóricos

Ontem, dia 1 de Julho, teve lugar mais um Encontro de Ranchos Folclóricos organizado pelo nosso Grupo. Participaram, como Ranchos convidados, o Grupo Folclórico de Danças e Cantares do Fial-Albergaria-A-Velha e o Rancho Folclórico de Ramalde-Porto. Este Encontro teve um sabor especial para todos nós, pois foi o primeiro a ser organizado com o nosso Grupo como Sócio Aderente da Federação do Folclore Português. Foi uma magnífica jornada de convívio e de divulgação da Cultura Popular de 3 ragiões tão diferentes.
24º ENCONTRO DE RANCHOS FOLCLÓRICOS

UMA MARGARIDA DE VILAR


               A Assembleia  Geral da Associação Cultural e Recreativa de Vilar reuniu no passado dia 28, Sábado. Para além de eleger os novos Corpos Gerentes da Associação, a Assembleia aprovou, por unanimidade, a proposta da Direcção no sentido da candidatura do Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato a sócio da Federação do Folclore Português. Foi, também, aprovado o Regulamento Interno do Rancho Folclórico.
             Os novos Órgãos Sociais ficaram assim constituídos:
            MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

              Presidente – Ricardo André Santos Matos

              Secretário – Miguel Ângelo Santos Matos

              Secretário – Carlos Jorge Pereira Rodrigues

              DIRECÇÃO

              Presidente – Fernando Marques dos Santos

              Vice-Presidente – João Carlos Lopes Ferreira

              Secretário – Manuel António Mendes Marques

              Secretário – José Gomes da Costa

              Tesoureiro – Arlindo de Oliveira Matos

              CONSELHO FISCAL

              Presidente – Casimiro Ferreira Matos

              Vogal – Ana Sofia Marques Costa

              Vogal – José Augusto Gonçalves Rodrigues