Estamos de luto, faleceu, no dia 17, o Senhor Armando da Costa, fundador do Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato.
Armando da Costa nasceu em Vilar, no dia 17 de Maio de 1910, morreu com 99 anos e 7 meses. Filho de Narciso da Costa e de Margarida da Conceição, era o mais velho dos seis irmãos. Viúvo de Gracinda da Costa, pai de 7 filhos, avô de 10 netos e bisavô de 4 bisnetos. O seu funeral, com Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de S. Miguel do Mato, foi uma grande manifestação de pesar de muitos dos seus inúmeros amigos.
Foi no ano de 1983 que Armando da Costa realizou um grande sonho: A fundação do Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato. Por incrível que pareça, tinha, nessa altura, a bonita idade de 73 anos. Na verdade, Armando da Costa já não era propriamente um jovem, mas, saudável e com um espírito alegre e brincalhão, tinha muitos e muitos amigos e, sobretudo, um grande amor pela sua terra natal, Vilar. Passados que são estes 26 anos, o Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato tem actuado por todo o país, levando o nome de Vilar e da Freguesia de S. Miguel do Mato a serem conhecidos como nunca antes foram. Durante estes anos, algumas centenas de pessoas, jovens e menos jovens, passaram pelo nosso Grupo aprendendo a amar a Cultura Popular da sua região e, com todo o entusiasmo, a preservá-la e a divulgá-la através das romarias e dos festivais em que participaram. Por tudo isto, muito muito obrigado Senhor Armando da Costa.
Armando da Costa tinha um amigo em todas as pessoas que conhecia. Para nós, pessoalmente, foi a perda de um tio e, acima de tudo, a perda de um grande companheiro. De tal maneira, que só hoje tivemos um pouco de coragem para escrever algumas palavras de homenagem a este grande amigo. Lá no céu, onde com toda a certeza estará, vai olhando por todos nós ... obrigado, muito obrigado por tudo de bom que fez e pelo exemplo que nos deixou.