FIM DA ÉPOCA DE FESTAS - 2010


Após as actuações, no dia 29 de Agosto e 5 de Setembro, nas Termas de S. Pedro do Sul, o nosso Rancho encerrou a época de festas-2010 nas Festas Populares de Fataunços, no passado dia 12. Agora, é altura de férias, vamos planificar as actividades para o próximo ano e voltar aos ensaios no dia 9 de Outubro, pelas 21 horas. Como acontece todos os anos, há alguns que, por por motivos vários, vão ter que nos abandonar. Para eles vai todo o nosso reconhecimento pelo empenho e boa vontade com que serviram o Grupo. Fazemos votos para que um dia regressem.

Entretanto, recebemos da Senhora D. Fernanda Milagre Ribeiro, de Carvalhal do Estanho, várias rezas que vamos publicar. Os nossos agradecimentos pela colaboração.

REZA DA GALINHA CHOCA

Hoje, a grande preocupação dos aviários é ter o maior número possível de frangos (machos). No tempo das nossas avós, o que mais interessava ter na capoeira eram as galinhas, um galo chegava. É que as galinhas forneciam os ovos para toda a família e serviam de dieta, durante algumas semanas, às mulheres que acabavam de ser mães.

Assim, quando se punham os ovos na galinha choca, dizia-se a seguinte reza:
Em louvor de São Salvador para que nasçam todas frangas e um só cantador.

REZA PARA QUANDO SE COZIA O PÃO

O pão, normalmente, era de fabrico caseiro e constituía a base da alimentação das famílias rurais. O seu fabrico tinha várias fases: A moagem do cereal, o peneirar da farinha, o amassar, o fintar (levedar) e a cozedura no forno de lenha, que muitas vezes era comunitário.

Quando se acabava de amassar, ficava uma bola redonda e nela fazia-se uma cruz ao mesmo tempo que se dizia a seguinte reza: São Vicente te acrescente, São João te faça pão e a Virgem Nossa Senhora te deite a sua bênção em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

REZA DA TROVOADA

Quando aparecia a trovoada, rezava-se assim:

Santa Bárbara Bendita
Que no céu está escrita
Com papel e água benta
Pedi a Nossa Senhora
Que nos livre da tormenta
Pai Nosso, Avé Maria

REZA PARA OS CÃES NÃO MORDEREM

Quando os cães ameaçavam atacar as pessoas, dizia-se a seguinte reza:

Cão tem-te em ti que eu, também, me tenho em mim. Quando Nossa Senhora pelo mundo andou, nem cão nem cadela lhe ladrou.

RESPONSO A SANTO ANTÓNIO

Quando se perdia algum objecto fazia-se o responso a Santo António:

Santo António se levantou
Suas divinas mãos lavou
Jesus Cristo disse:
Onde vais tu António?
Irei contigo Senhor
Tu comigo não irás
Tu na terra ficarás
Todas as coisas que se perderem
Todas tu acharás
Pai Nosso, Avé Maria